quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Estranha forma de pensar: um desabafo!

"A censura só é boa quando é 'nos' e 'para' o outros."


Se existe algo que não consigo entender [por favor me desculpem a ignorância!], é a real utilidade da moderação de comentários em blogs autorais. Quando da minha postagem "Re: o estardalhaço", grande parte dos comentários dizia nas entrelinhas: "eu blogo para divulgar/expressar minhas idéias livremente" [e pensamentos equivalentes].

Fica então estranho ver alguém que usa a net para se "libertar" [expressar seu pensamento sem censura] ficar moderando o que o outro pensa da sua própria idéia [cuidado com a ambigüidade]... É quase como se a única idéia válida no planeta fosse a do sujeito que está blogando, como se tal sujeito carregasse em si toda a verdade do universo e qualquer visão contrária ou divergente fosse antes de tudo, criminosa!

Pode ser que exista alguém com tal virtude, alguém impossível de criticar [o que geralmente não é o caso]. Mas então... se não quer ouvir a verdade por que sair de comunidade em comunidade em busca comentários? Por que forçar alguém a ser parcial? Parece que no final das contas certos blogueiros não querem comentários, querem aplausos!

Certo dia, estando a participar do tópico "comente no blog acima" fui a um blog de textos até engraçados, mas não muito bem pontuados e sem uma rígida correção ortográfica. O dono do blog dizia: "não leve em consideração os erros, comente só o que gostou". Contei até 100, respirei fundo, mas não agüentei... Toda a boa impressão, toda a idéia criativa do texto acabaram rolando por água a baixo. O problema não era o português... Nunca foi! Não fosse a restrição imposta eu teria comentado positivamente no blog, talvez até sugerido educadamente algumas modificações, mas o que inicialmente seria um elogio à criatividade transformou-se numa crítica à hipocrisia do auto-aplauso.

Sei lá, eu não consigo entender... Talvez porque, pelo contrário, eu goste de (até prefira!) ouvir críticas ao que faço, ao que produzo. Penso que o feedback é o melhor meio de aperfeiçoar minha criações. Estou começando agora nesse mundo de bloggers e também no literário. Seria prepotência da minha pensar que já sei de tudo, que não há nada a ser aperfeiçoado [e sejamos honestos, há ainda muitos detalhes a serem amadurecidos].

Então, desse modo, aproveito para me retratar com o Rafael Franco.
Não por mim, Rafael, mas visitar certos blogs me faz pensar que você tinha toda razão...

23/09/2008

Comentários
10 Comentários

10 comentários :

Erich Pontoldio disse...

Óóóóóóóóóótima ... amei...ja tinha passado pela minha cabeça...pq dificultar tanto?

Se não quer receber um simples "belo texto/bom blog" não escreva textos longos e difíceis.

A opinião de cada um é muito particular.

Brasília disse...

Serio, tambem fico puto, a principio ja sei q vou escrever o q eu quiser e o povo vai gostar ou nao, dai é outra coisa, mas essa parada de moderar fica muito restritivo, "aki so as opnioes que eu qero!"
nao rende nao, na boa, adoreiiii

Anônimo disse...

Quem bloga tem que aceitar os tipos de comentários que recebe, sendo críticas negativas ou não. No meu caso, sempre transformo as negativas em algo aprendizável(essa palavra existe?). Já me estrepei tanto por postar algumas coisas antes de postar, nisso deu que alguns leitortes me advertiram sobre os fatos postatos, tudo por falta de pesquisa. O blogueiro que escreve, está sujeito a vários tipos de comentários, e não deve se sentir ofendido quando a opinião de quem comenta seja contrária.

Nos visite também.

Bruno Monin > www.BloGZinho.com

Jonatas Fróes disse...

Bom, o meu blog trata de um assunto bem amplo que nem sempre é de agrado dos leitores. Mas meu objetivo é propagar meu conhecimento, e faço isso como posso, goste quem quiser. Recebo comentários críticos sim, ficam lá, valeu a opinião. E pelo tráfego de leitores que tenho percebo que no mínimo algumas pessoas estão procurando compreender melhor o que está ali. Isso é o suficiente para mim hehe

;*

Musikaholic

Anônimo disse...

Concordo plenamente com vc.
Acho valido essa troca de comentarios até mesmo para aprendermos e melhorar em varios aspectos..

Eu comento oq relamnete penso, claro que procuro ser delicada, para que a pessoa possa entender o meu ponto de vista que determinda assunto .. não me agrada, não gostei da postagem.. enfim .. expresso minha opinião.. e já teve um blogueiros que ficou chateado e até me xingou .. ai me veio o mesmo pensamento seu .. só quer ser aplaudido???

abç..

Provisório disse...

nao apago comentários de critica...eles podem ate dar ibope ao blog...

e nao concordo com moderacao...so no caso de spam!

Neuro-Musical disse...

Gosteeei bastanteee!
Eu tbmm estou começando nesse mundo agra e vejo kda coisa q soooh DEUS!

Mundo P-O-P - O Seu Mundo da Música!

_____________________________
http://mundop-o-p.blogspot.com

Leonardo disse...

Adoro seu blog!
Gosto do seu jeito de escrever.....

Abraços!

Rayane Cássia disse...

Concordo muito com você.
as críticas na maioria das vezes são construtivas, se só quer receber elogios, perde a grandeza de estar buscando obter melhora.
Muito bom. bjs

Paulão Fardadão Cheio de Bala disse...

Pois então, o que existe entre os donos de blog é, no mais das vezes, proselitismo puro e simples.

Verdadeiras porcarias em termos de criatividade e originalidade, amplamente louvadas em nome das relações que estabeleceram na internet.

Aluns até são interessantes em termos de layout, mas esse aspecto - como se pode compreender visitando o meu blog - é o menos importante a ser considerado em minha avaliação.

O que mais irrita são blogs que seguem modelos prestabelecidos em termos de conteúdo, virando verdadeiras filiais da revista capricho, caras, placar.

Porra! Séculos de luta - ao redor do globo e em nosso país - em nome da liberdade de expressão, e o q os idiotas acabam fazendo qdo tem em suas mãos a mais liberal das ferramentas de comunicação já inventada pelo ser humano? Copiam a forma e o conteúdo de grandes corporações como globo e abril...

É de trincar as batatas a condição desse nosso gado, contente com a parca pastagem e vasta ruminação que lhes é de direito antes do abate.

Sejam bem-vindos ao facetas!

................TODOS OS TEXTOS DESSE BLOG SÃO AUTORAIS............

Resolvi utilizar este espaço para divulgação de trechos de alguns trabalhos meus... Espero que vocês apreciem. Críticas e comentários serão muito bem-vindos, sobretudo críticas!

Se você já leu o texto acima não fique tímido: fique à vontade para comentar em outras postagens!