sábado, 18 de outubro de 2008

As incertezas do destino

A idéia de que tudo, no fim, dará certo, é só uma idéia, um conforto mental.
A reciprocidade entre sacrifício e recompensa é ilusória, vontade deliberada [e só minha] em acreditar não sei em quê
[talvez no futuro, talvez no amanhã – como se o futuro tivesse obrigação de recompensar o esforço a quem luta. Como se o amanhã, por pura bondade, concentrasse a promessa de realização de todo aquele que sonha].

Pensar que a ansiedade e a angústia não foram [nem serão] em vão é reconfortante. Imaginar a obrigação do destino em ser favorável a quem se esforça é estimulante. No entanto, sendo essa só uma idéia, o que me prende a ela? [logo eu que não sou dada a prisões?].

Logo eu, tão realista, imediatista, brincando de acreditar na força da crença... Logo eu, tão inconstante, repousando nesta certeza inédita, mas não inesperada. Porque há uma paixão em mim que me move, um estímulo latente, ardente, como um sopro de vida. A força motriz que me renova e impulsiona.

As palavras! Ah, as palavras... e muito além delas o expressar...
Co-municar. Signos e significados. Senso e sentidos expressos em letrinhas.

Não sei se acredito no destino, não sei se acredito no esforço [não há contrato nem garantias...], mas se tento, se insisto [apesar de todo imediatismo], se me obrigo a acreditar no amanhã – não se iludam – é mera resistência minha e do meu eu em continuar traduzindo a mim e ao mundo. Uma tentativa de fazer fluir à vontade que jorra. Um esforço, talvez em vão, de me tornar, no futuro, um ser [apesar de] humano um pouco menos medíocre.



Devo-lhes uma explicação:
no dia 15 de outubro completou um ano desde que finalizei o meu primeiro romance,
de lá pra cá, apesar de ainda não ter conseguido publicá-lo,
sigo me iludindo, brincando de acreditar no futuro,
tentando convencer a mim mesma de que tenho algum talento
ou que todo o meu esforço culminará na minha obra publicada.
Essa é a minha [talvez vã] esperança,
365 dias já se foram, quantos mais terei nessa agonia incerta?
nessa incerteza agonizante?...

Comentários
49 Comentários

49 comentários :

DANY Z... disse...

Ellen, sempre precisamos acreditar em algo, ter esperanças (sabe, aquela que é a última que morre), pois se um dia nos tornarmos desacreditados, penso que não teremos mais vida...

Ps.: Se não tivesse talento, provavelmente nem teria dado o primeiro passo, que foi escrever o seu romance... dizem por aí que uma ação tem um reação, o esforço uma recompensa... eu ainda acredito nisso...

Tenha um ótimo domingo!

Bjs!

Dany Z.

HoneyBee disse...

Essa vida dura de escritora não traduz o seu talento. Se a publicação fosse sinônimo de talento, Bruna Surfistinha entraria para a Academia Brasileira de Letras. Apesar de quê, mesmo a ABL não é sinônimo de mentes brilhantes e talentosas.

Acreditar no futuro é a melhor maneira de lutar por ele.

jaka disse...

ficar parado que nao adianta muito ne? correr pelo menos dá a impressão de que estamos em movimento! mas de longe, visto por cima, é tudo ilusão, questao de ponto de vista.

30 e poucos anos. disse...

Acredite no seu talento ... existe um ditado que diz " Acreditando que podia, foi lá e fez"

Não desista do seu sonho minha amiga...nuuuunca.


Bjs

rosangela disse...

Eu acredito que nada é em vão, se tem um sonho e corre atraz, luta para que ele se transforme em realidade .. não é em vão..

O amanhã nunca sabemos oq vai ser .. mas faça oq tiver de fazer hj, a anseindade desarcebida não é boa ..

Nunca desista dos seus sonhos ..
Uma pessoa sem sonhos, sem metas já morreu e não sabe..

Ei??
vamos lá eu acretido em vc!!!

Bjus..

Fábio Flora disse...

Você tem um bom texto, Ellen! Continue escrevendo e se aperfeiçoando! Procure lapidar o que escreve, enxugar aqui e ali! Vai dar certo! Beijos!

leganguera disse...

As pessas acreditam nessas frases feitas para fugir de uma realidade que não querm incarar de frente.
Dizendo que no fim tudo dará certo.

Muito boa sua reflexão, gostei do blog.

Biejos*

Álvaro Andrade disse...

É isso aí, moça. Temos que acreditar que essa luta incessante vai ser justa, ou que pelo menos valha por si só.

Boa sorte com seu romance. :)

Foi bom prá mim! disse...

Tb me faço essa pergunta. Mas acho que existe uma diferença entre: no final fica tudo bem e no final tudo dá certo.
Acredito na primeira frase, fica tudo bem pq mesmo que dê errado, a gente é brasileiro e dá um jeito de conviver com o fracasso e tentar de novo.
Acho que 1 ano ainda é pouco pra desanimar.
Vc tem talento.

Coelho Sem Orelhas disse...

Nao desista. Acredite em você mesma.
Boa Semana e muito sucesso pra ti!

@nderson Pinheiro disse...

Eu acredito sim no destino!
axo ki todos akreditam um poco!
=D

muito bom seu blog!
Rádio bagaceira> http://radiobagaceira.blogspot.com/

Dário Souza disse...

Legal o post,bonitas palavras.

Dúdah disse...

Eu também não sei se acredito no destino , devo acreditar um pouco . Eu sou mai realista rsrsrs . Otimo blog , BEIJO ;]

Luccannus - Jesum Christum est semper! disse...

Se você não tivesse talento seu blog teria comemorado aniversário às moscas.
Talento você tem. Escreve bem, de forma clara e limpa, sem enrolação.
Gosto de tal estilo.
Tenha Fé no futuro, pois embora digam que ele é incerto eu estou plenamente convicto do contrário: o amanhã é tão certo quanto é correta a idéia de que, depois da noite, vem o dia.

Beijos. Fique com Deus, na Paz.
___________

Visita o meu? http://horateologica.blogspot.com/

Leandro Merlllin disse...

Bem, acredito que todos nós, mesmo sofrendo horres ou estando repleto de gracejos, iremos (ou estamos sendo) recompensados com algo, nada haver com religiosidade ou crença no destino, mas sim pelo que fazemos aqui em nosso universo.

Por mais que nossos esforços quase nunca sejam recompensados, um dia eles valerão a pena, seja pra nós em nosso anseio egoísta ou pra outros que necessitam dele. Mas de uma forma ou de outra nós fazemos a diferença e é com ela que alcançaremos êxito.

Pense nisso!

Beijão!
Leandro Merlllin
http://www.baladadocachorrolouco.blogspot.com

Leandro Merlllin disse...

* mesmo sofrendo 'horrores'

PequenAprendiz disse...

Olá querida Ellen
Hoje não é um bom dia pra eu te dizer "acredite no amanhã, vai dar tudo certo, o tempo conspira a nosso favor".
Quantas vezes desejamos tanto algo, ficamos naquela expectativa e em troca temos um nada como resposta.
É difícil lidar com a dor, com a decepção, com sonhos despedaçados. Tão difícil que chega um momento que a gente já nem sabe mais no que acreditar.
Um beijo Srta.

rosangela disse...

Passando novamente pra te falar mais uma vez .. nada é em vão e vamos viver e acretidar que podemos fazer tudo .. mas não acontece do modo como queremos e nem na hora que queremos .. infelizmente .. rsrs

Bjão e força .. vc é muito talentosa ..

Darth disse...

Temos sempre que pensar que tudo na vida vai dar certo. No final tudo da certo. Assim viveremos com esperança e prosperidade.

Boa sorte

Mente disse...

Acredito na lei da Atração.
Mas, tenho muito fé e acredito q o tempo de Deus é diferente do nosso.
As vezes ficamos tão ansiosos q td parece uma eternidade.
Mas, qdo qremos muito alguma coisa o universo conspira a nosso favor.

Visite tbm:

http://coerenciacontraditoria.blogspot.com

Gran Magic Carmesin: Nat Valarini disse...

Bom dia!

Gostei muito do seu blog.

Você "manuseia" bem as palavras como ferramentas que conhece bem.
O resultado do seu trabalho é harmonioso, envolvente, dá vontade de ler sem parar.

Parabéns pelo romance, espero que consiga publicá-lo. Há muitas pessoas que gostam de escrever e pensam em fazer um livro... acho que o primeiro passo é este que vc deu: fazê-lo!
O resto é mais simples, daqui apouco vc consegue uma editora...

Me mantenha informada das novidades sobre teu romance...

Bjoks e sucesso para ti!


http://garotapendurada.blogspot.com/

Dalmir Júnior disse...

Belas palavras!

Gostei da forma que fez a reflexão sobre a vida...

bjos!

Rubens Rodrigues disse...

É bom pensar que no fim, tudo vai dar certo. Mas eu sou mais realista, e nunca canto vitória antes do fim do "jogo".

Gostei do artigo, espero encontrar seu blog novamente, e eu volto pra comentar^^abraços!

A porta do ultimo andar disse...

disse tudo...amei o post! as expectativas sempre tem que ser otimistas...bjo!

P.G. disse...

A Lei de Murphy tá aí pra quem quiser acreditar que o que tem de dar errado, vai dar errado. Achei suas palavras bastante expressivas. Se um romance, um trabalho, uma amizade ou sei lá o que não deu certo, simplesmente conforme-se. Este é o primeiro passo para conseguir se libertar da idéia latente do lamento, do "e se não tivesse acontecido?".
Liberte-se. Ame a si própria. O mais importante na vida é o "eu".

Last Night disse...

Ola acabei de ver sua integração com as palavras,fiquei espantado, vi que tem um verdadeiro amor por escrever... então pensei por que não comentar!
eu sou também sou novo neste mundo blogvisionario hauhauhau acabei de inventar...
mas então, eu estou tentando escrever um romance, mas poucos pessoas leram ate agora, gostaria que você fosse em meu blog, e desse uma lida, pode criticar por que eu quero melhorar, e uma pessoa como você pode ser grande ajuda...
bjus, tenha uma boa tarde, e que continue escrevendo com a alma,
espero sua opinião sobre o que escrevo.

jonas-16 disse...

Acreditar na utópia também é crer: e as palavars é o que é mais nosso

Larissa Cândido disse...

Adorei suas palvras! Eu acredito no destino, mas ele não nos guia só. Acredito que precisamos mostra-lo o caminho! É sempre bom buscar incessantemente os ideais! "Nosso idela não morre quando buscamos as coisas que não passam".

Leonardo Dognani disse...

Achei bela a divagação, mesclada com desabafo de forma poética ;)

Mas sabe o que é a certeza de que tudo ficará bem?
independente de Deuses ou Demônios isso se chama fé. Fé na vida e em vc mesmo. Fé de que vc não está fazendo nada em vão e que sua vontade é crucial!
^^
fé na vida e em vc em primeiro lugar ;)

bjos^^

riq15 disse...

belo post
belas palavras
bela reflexão sobre a vida e o que ela significa
lol

A'ZaF disse...

um trecho (o início) me chamou a atenção:

a idéia de que tudo no fim dará certo é só uma idéia, um conforto mental <<<< CERTINHA CERTINHA moça, se todo mundo parar de buscar os sonhos e deixar de lutar por eles, acreditando que no fim tudo vai dar certo o mundo tá perdido.


A parte de não acreditar (ou não saber se deve acreditar) no destino também me chamou atenção, não sei porque...talvez pelo fato de eu não acreditar em coincidências, acho que sou meio paranóico com isso...

bjim ;**

Erica disse...

Acredite em você
vc vai conseguir!

E eu tbm acredito em vc

bj

William Ribeiro disse...

O futuro será melhor amanhã
visite o meu também :
http://danddelion.blog.uol.com.br

Jeff... disse...

Legal, bem legal mesmo a lógica. Só uma opinião, acho que somos moldados pelo acaso, que por mais que tenhamos controle sobre nossas vidas, coisas externas, forças que não controlamos podem literalmente bater e destruir (ou o inverso) a nossa vida. (pura filosófia de botiquim a minha não?)

Até.

Ana Lucia Nicolau disse...

a vida é feita de esperança.
no seu caso acho que não deve deixar de esperar a publicação de seu livro...você escreve bem!

Cláudia Gonçalves disse...

Mãos à obra. O que ja fez para realizar esse sonho de publicação. Nunca desista dos seus sonhos.

Beijo de Boa Noite!

Claudia

Convido-te a visitar e, claro, comentar, meus Blogs: http://maisprosadoqueverso@blogspot.com e http://cantodeprosear.blogspot.com.

vitoria disse...

acredite em vc!!

Rafael Costa disse...

Huahua incrivelmente acabo de falar sobre isso no meu blog.
A Espera é uma merda.
Tb tenho um livro de poemas para ser publicado, e ainda tá em tramite. uma merrrrrrda.

Adorei o blog

Beijos

Rafa

PequenAprendiz disse...

Olá Srta.
Sumiu também?
Rsrs
Tem um meme pra ti lá no blog, se quiser.
Um beijo

Brisa disse...

Acredite nos seus sonhos, há sim um tempo determinado para que as coisas aconteçam, e até pq seu livro nem vai demorar em ser publicado, tu escreves muito bem.
Parabéns!
Abs

Uriel Gonçalves disse...

como dizem... a esperança é a ultima que morre :] terrivel comentário né?


eu já li alguns textos teus, tá certo que nao comentei em todos, mas li.. e acredito que tu tenha talento, mais talento que muitos que estão por aih dizendo que sabem demais e que são os maiores intelectuais do brasil... só precisa exercitar isso, e voce está fazendo com o blog...

torço para que seu romance seja publicado, numa boa editora e você ganhe muito dinheiro.. .e claro que nos agradecimentos tem que ter os comentários no blog ^^

acredita em ti menina. Vai fundo ;]

Júlio Oliveira disse...

Estou sempre com o pensamento positivo, que no fim tudo vai da certo.

Suesso com o Blog.

Bjus

Anne in the sky disse...

Como dizia Caio Fernando Abreu: "existe coisa mais auto destrutiva do que insistir sem fé nenhuma?"
Pra mim, não há...

Me considero mais uma realista esperançosa do que uma otimista ou pessimista...tenho os pés no chão, mas acredito que ter fé que as coisas darão certo é fundamental...do contrário nada faz sentido.
Gostei mto do seu blog!
beijos

Blog da Paulinha disse...

Não desanime, continue escrevendo muito, lutando muito e tentando muito. Só assim vc estará criando o ambiente propício para que a oportunidade apareça, a chance perfeita acontecerá e você pronta para chegar lá.
Neste país qualquer área ligada a arte e a cultura é muito difícil, só com muito amor mesmo! Não desista! Sacode, levanta a poeira e dê a volta por cima! Bj

30 e poucos anos. disse...

Por onde andas?

=) Festa das Cores disse...

Força meninaaaa!!
Esperança sempre!
talento voce tem de sobra... entao, acredite em voce sim!!
e Nunca deixe ninguem te dizer o contrario...
passa no meu blog tem um selo pra voce!
otimaaa semana...e boas noticias!

rosangela disse...

Oi Ellen?

Passa lá no nosso Blog temos um selo pra vc.

Bjs e e uma semana cheia de realizações..

fique com Deus!!

http://ananicolau.blogspot.com/

Márcio Ribeiro disse...

Olá! Venho pra lhe dizer que indiquei este blog ao selo Melhores 2008. Quando poder, vá em meu blog e pegue o selo, é merecido!

www.comideiaseideais.blogspot.com

O SELO ENCONTRA-SE NA POSTAGEM DE 25 DE OUTUBRO.

30 e poucos anos. disse...

Vim correndo te dar um selo e qdo vi vc ja tinha ganhado de outros blogs ... pooooxa ... mas mesmo assim te dou pois adoro seu blog e vc.
Passa lá pra pegar depois ... hehehehe

Sejam bem-vindos ao facetas!

................TODOS OS TEXTOS DESSE BLOG SÃO AUTORAIS............

Resolvi utilizar este espaço para divulgação de trechos de alguns trabalhos meus... Espero que vocês apreciem. Críticas e comentários serão muito bem-vindos, sobretudo críticas!

Se você já leu o texto acima não fique tímido: fique à vontade para comentar em outras postagens!