Sempre tive talento para gostar do incomum. Quando criança chamavam-me “do contra”. Não que de fato eu só quisesse contrariar mas as pessoas às vezes preferiam dar rótulos a quem não fosse igual a elas.
Tinha e tenho meus gostos, independente da moda ou do que diz o “Fantástico” e assim também o era na literatura. Não saberia estimar o número de livros que já li. Muitos. Muitos mesmo. A maioria do tipo que ninguém em sã consciência se interessaria por livre e espontânea vontade [filósofos, sociólogos, lingüistas, psicólogos, juristas, religiosos, educadores, anarquistas...].
Por conta disso poucas vezes pude participar de rodas literárias ou eventos do gênero sob risco de apedrejamento. Minha leitura vasta, não-direcionada, tornava [torna até hoje] impossível discutir Shakespeare, Tolstoi ou Jane Austen. Cecília Meireles? Nunca li na vida! E ao falar sobre os livros de que gostava e não raro ouvia um “o quê, heim?!” ou um simplório “putz! que assunto mais chato!”. Exceções eram o Machado, que ‘todos’ conhecem o nome, e o Drummond, que ‘muitos’ conhecem a obra.
Visando amenizar um pouco desse problema no início de 2008 decidi aprender mais sobre os grandes gênios da literatura e em parte das horas vagas dediquei-me a esse ofício.
Aos poucos fui comprando um livro aqui e outro ali. Tudo bem que vez ou outra escorregava em meus propósitos, porque apesar de ser meu gênero favorito ninguém vive só de romance [pelo menos não eu!].
Não sei se preciso dizer o quanto sou crítica, mas lendo Dostoievski, um dos autores cujas obras ainda desconhecia foi impossível não fazer eco aos elogios - e logo eu que sempre tive receio de ecos por não deixar clara a intenção e origem das vozes... Irônico, não?
De clássico em clássico estou expandindo os conhecimentos sobre esse mundo tão vasto e complexo que é o literário. Sinto que preciso aprender mais sobre os grandes autores, às vezes até penso em voltar à faculdade e cursar letras! Mas então a realidade cai sobre minha cabeça como um balde de água fria...
- ACORDA, Menina! Você precisa trabalhar, dar um futuro ao seu filho, ganhar dinheiro!
Ops! Atrasada de novo... [esse negócio de ficar sonhando é foda!].
Princípio da Legalidade -
-
[image: Martelo da Justiça]
Martelo que Simboliza Decisão Judicial - Foto: Estoque PowerPoint
Explicação
A nossa Constituição Federal estabelece o princíp...
Há um dia