domingo, 21 de dezembro de 2008

O lado vazio da lógica

Adoro matemática, apesar disso jamais tive interesse pelo ramo de exatas ou engenharia. Não pela complexidade de teoremas e cálculos, pelo contrário! O que mais me encanta na matemática é a linguagem, a sintetização em fórmulas daquele que é um pensamento universal através de algarismos e símbolos [tal qual na escrita, com suas letras e pontos...].

Para mim o problema da lógica está nos números [não têm história] e não na conta. Mais precisamente nos zeros à direita, ou no que eles representam.

Explicarei melhor: quando era só a minha mãe a vir a este espaço, ter 1 leitor tinha toda significação do universo... então os números foram crescendo: tios, primos, amigos, comecei a divulgar o facetas para 'desconhecidos' e num piscar de olhos chegamos a 100 leitores [e cem, que não é tanto assim para um blog, já tornava difícil enumerar todos os visitantes!]. Rapidamente as somas foram aumentando, tomando vulto.

Hoje, quando vejo 6.100 leituras, não posso deixar de me sentir feliz. Tantos leitores assíduos me dizem que algo nestas facetas agrada a quem vem aqui. Esses números também me fazem lembrar que não vieram de graça, fiquei muito tempo interagindo com outros blogues e fazendo divulgações.

Por outro lado, não posso ignorar a constatação de que tais números, apesar de serem um termômetro favorável à minha literatura, me incomodam por sua frieza.

Os números, por si só, são vazios, rígidos, impessoais. É por isso que faço lembrar dos Erich's, Ana's, Márcio's, Luís'es, Alex's, Marcelo's, Alexia's, Gizelli's, Wander's, Guilherme's, Letícia's, Danilo's, Marcos, Cleidemar's, André's, Euzer's, Jaque's, Jonatha's, Karina's, Carlinho's, Erica's, Thiago's, Karla's, Rafa's, Rosângela's, Frank's... São tantos outros nomes, tantas diferentes histórias...

A gente aprende na escola que os números vão de 1 ao infinito mas percebo, como ensinou Einstein, que esse 'infinito' é relativo, limitado. [Com todo respeito aos amantes da lógica] mas 4 algarismos apenas, apesar da grandiosa idéia de quantidade que demonstram, jamais traduzirão a intensidade e gentileza, participação e importância de todos os visitantes na construção deste espaço.

Esse é o limite da matemática, do raciocínio lógico... Acho que foi por isso que preferi rumar para o mundo das palavras [26 letrinhas apenas! Mas a variedade de combinações, sentidos e possibilidades - essas sim - são indubitavalmente incontáveis!].

Muito obrigada a todos os que passaram por aqui, comentando ou não, e ajudaram a construir a história deste blog! Obrigada aos que riram, se emocionaram, choraram, divergiram... Obrigada, principalmente, àqueles que criticaram meus textos, me fizeram crescer e aperfeiçoar a escrita para que este lugar ficasse agradável a muitos outros que viessem [e vieram!] a aportar nestes mares.

Parabéns a todos nós, já que este é e sempre foi um espaço de aprendizado!

Comentários
18 Comentários

18 comentários :

Danilo Castro disse...

Regina... Fiquei curioso por saber que meu texto fez você se lembrar da sua trajetória...
Pode me explicar isso melhor?
Isso me deixou tão curioso que resolvi escrever aqui sem nem mesmo ler o que você escreveu... Vou ler agora... Em um minuto retorno!

Danilo Castro disse...

Li o trecho que você pôs do seu conto e li também sua palavra como autora. Eu costumo escrever algunn contos... Mas eu sempre me acho imaturo ao ponto de não crer no potencial deles. Porque normalmente quem me lê são amigos e alguns que, vezes por outras, bisbilhotam meu blog. Mas eu escrevo tanto, que acho que ninguém nunca termina de ler um texto meu... Aí começo a achá-los chatos, cansativos... Dignos de uma boa gaveta...

Um dia eu pretendo publicá-los, mas que medo eu tenho... Ah, e costumo falar muio de mim, deu pra perceber?

Bem, do seu conto, gostei da concisão, muitos pontos, frases curtas, mais agilidade e entendimento. Eu tento me podar pra ser mais suscinto e profundo, mas eu não consigo, acho que divago demais...

Um abraço e bom dia!
Como faço para ler seu livro?

Erich Pontoldio disse...

Oi Ellen ... tudo bem com vc?
Seu blog é cativante, inspirador e criativo ... vc escreve com uma maestria única e por isso que o sucesso está e vai continuar batendo na sua porta.
Realmente o sucesso vai acabar tornando as coisas mais frias mas quem te conhece sabe que vc jamais vai mudar.
Beijos e que venham muitos novos leitores pela frente.

José Carrilho (Go Detail) disse...

Olá Regina,

Parabéns pelo sucesso que não seria possível sem um continuado esforço assente na procura constante da qualidade e na interacção com os leitores.

Para ti e para os leitores desejo um
Feliz Natal com tudo de bom,

José

Unknown disse...

Ola,soh vim dar uma passadinha para comentar q estou com mais um blog novo...

http://admbanzai2.blogspot.com


dei uns updates e agora esta mais otimizado,o nome ainda eh o mesmo do antigo mas futuramente irei mudar pois ainda estou indeciso sobre o q será.
Espero q todos gostem,se puderem comentar e votar eu agradeço.
Criticas e sugestoes tbm aceito de braços abertos...
Obrigado pela atenção pessoal e vamos a luta pra termos um blog de destaque!BANZAI!!!

Analista de sua própria vida disse...

Parabéns. De fato números são frios e muitas vezes não dizem nada. Mas o que está por trás deles, aí é outra história...

Nathália :) disse...

noossa, parabens pelo sucesso do seu blog! Tomara q um dia eu tbm consiga :P beeijos, sucesso!

DouglasFerT disse...

Parabéns pelo SUCESSO do Blog. Eu sou um número que ja se repetiu por aqui algumas vezes.

Até gosto da matemática e exatas. Assim como outras diversas áreas. Mas humanas, mas precisamente Comunicação é a minha Paixão.

Marcio Sarge disse...

Números, apesar da sua frieza, traduzem o valor do nosso suor e lágrimas e isso nunca deve ser ignorado.

Parabéns por essa sua conquista, sei que deve valer muito.

Beijos moça.

AA disse...

Srta. Ellen Regina!

Pessoas talentosas chegam e nos surpreendem.
A blogosfera ganhou muito quando você resolveu criar esse espaço, expor a sua vida, os seus pensamentos que sempre nos deixam a refletir.
Parabéns pelos frutos colhidos nesse ano que se finaliza!
E que em 2009 eles se multipliquem!
O meu muito obrigada por todas as suas visitas com comentários coerentes lá no meu cantinho.
Feliz Natal!
Beijo meu!

Morango com leite condensado disse...

Olá!!!
um Natal cheio de felicidade, de saúde e de paz pra vc...

Um bjo no teu coração

Anônimo disse...

Seu sucesso é merecido. Só posso (tentar) imaginar o que vc sente agora, com tanta popularidade... depois que vc alcaçou o que procurava. Imagino o vazio, porque de tantos, penso que vc deve eleger os seus queridos, aqueles cujos comentários significam tudo para vc.

De qualquer forma, vc merece cada um desses milhares de comentários. Vc é ótima no que faz. Eu penso assim.

Parabéns pelo bom ano e feliz natal!

Brenda Nascimento disse...

Blog necessário!! Nossa vou passar a acompanhar desde já, era disso que precisavamos.
Só ti encontrei pq vc deixou um comentario interessante no meu blog (terraquea.teenblogger.com), e fiquei mto interessada em descobrir como o seu blog era. Adorei!! Parabéns, e acaba de ganhar uma nova leitora!!

Feliz Natal

Unknown disse...

Engraçado, eu gosto das palavras, sempre fui elogiado pelos meus textos, mas não quero isso como carreira - vou fazer eng. mecanica.

O Blog tá bonito, ams ta pesado por algum motivo.

❠Visite: http://felipemfelix.blogspot.com⍻ ♪Felipe Felix™

Leo Pinheiro disse...

Eu tb preferi as palavras aos números. Talvez por ser um aluno apenas mediano em matemática, eu tenha me tornado jornalista! ;)

Dani Uzeda disse...

É simples como o velho ditado: o importante não é a quantidade, e sim a qualidade. Óbvio que levar suas palavras para um maior número possivel de pessoas é maravilhoso, entre Danielle`s (eu) e Marias, um número que cresce gradativamente. Melhor ainda quando você consegue atingir essas pessoas de alguma forma, e cativar, manter. Parabéns pela conquista de seus fiéis leitores, e parabens pelas palavras que tornam lógica a contagem com cada vez mais algarismos. hehe.

Bjus

Bjus

Bruno disse...

Hehe ... agora q vi seu numero de visitas ... parabens

XD

visite-> www.xisde-xd.com

Homenzinho de Barba Mal feita disse...

A matematica é fria, não expressa sentimentos benevolentes, não tem meio termo, zero é zero e ponto final!
Mas se tratando de leitores, os úmeros criam coração e nos blogs tem até rosto.
Particularmente fico mais feliz com um cometário do que propriamente a visita.
Visita por visita, não traduz a qualidade ou falta dele.
O importante é a fidelidade de seus leitores (como eu que sempre acompanho)...rsrs

Também espero que 2009 seja muito melhor que 2008.

Bjos!!!

Sejam bem-vindos ao facetas!

................TODOS OS TEXTOS DESSE BLOG SÃO AUTORAIS............

Resolvi utilizar este espaço para divulgação de trechos de alguns trabalhos meus... Espero que vocês apreciem. Críticas e comentários serão muito bem-vindos, sobretudo críticas!

Se você já leu o texto acima não fique tímido: fique à vontade para comentar em outras postagens!